PARKINSON

The Van Tour World Cause

2021-2025

FALTAM...
 

 SOBRE MIM 

O meu nome é Ricardo Oliveira, tenho 51 anos e sou pai de 3 filhos lindos: o Zé, a Beatriz e a Maíra.
Sou empresário ligado à atividade náutica, já fiz mil e uma coisas na vida e nunca fui pessoa de baixar os braços nem de desistir apesar de aos 45 anos a vida me ter feito uma surpresa muito desagradável que me fez perder momentaneamente o norte – foi-me diagnosticada doença de Parkinson. 

 

Desde então a minha vida nunca mais foi a mesma!

 

Os que me conhecem sabem bem as aventuras que já vivi, os caminhos que já percorri, os mares que já naveguei e os milhares de amigos que fiz ao longo destes anos todos mas desta vez o inimigo é FORTE, é DURO, é RÍGIDO, é mesmo ASSUSTADOR… mas nem assim desisti nem desistirei de
perseguir os meus objectivos e os meus sonhos!


Os meus amigos chamavam-me louco devido às ideias diferentes que sempre tive. No entanto sempre vivi a vida que quis. Desde sempre lutei para ser o que queria, como queria e ser o melhor naquilo que fazia. Nunca fui um seguidor, nunca me senti parte dum rebanho de ovelhas.

 

Algumas pessoas, depois de saberem da minha doença, afastaram-se, mas se assim aconteceu foi porque não eram nem podiam ser considerados meus amigos de verdade. Enquanto alguns saíram do meu caminho, da minha vida, estou convencido de que muitos outros se vão juntar a mim neste projecto, neste sonho onde todos serão bem-vindos!


Não foi de ânimo leve que partilhei a minha doença e o meu estado àqueles que mais AMO e que tanto bem me querem! No início, confesso, fiquei muito preocupado e receoso mas só depois de ler muito sobre a doença é que entendi que poderia continuar a viver bem, desde que sempre (bem) medicado, com uma alimentação saudável e praticando com regularidade exercício físico. Em suma, o que qualquer um de nós, doente ou saudável, precisa de ter como orientação no seu dia-a-dia.


Percebi também que não era uma sentença mas sim um aviso para afinar as velas do meu barco que é a VIDA que sempre vivi… Foi então que tive o privilégio de conhecer o Professor Doutor Joaquim Ferreira (Director do CNS – Centro Neurológico Sénior), através do meu GRANDE AMIGO Greg (Obrigado, Greg!).


Consulta após consulta, eu e o Dr. Joaquim tivemos a seguinte ideia:

“Já que eu, Ricardo Oliveira, sou portador da doença, porque não lutar por uma causa e fazer dela mesma a minha causa e a minha luta?”.


E assim nasceu a “Volta ao Mundo de Auto-caravana (Viagem de um contratempo invertido) ”, com o objectivo de espalhar e divulgar
por todo o Mundo mais informação sobre a doença de Parkinson e ao mesmo tempo mostrar um bocadinho do meu país, da minha
terra ao longo do Mundo inteiro!


Este texto é um pouco da história da minha vida, mas, mais importante que tudo o que leram acima, é viverem a vossa vida ao máximo, viverem dia após dia com alegria, darem graças tudo o que de bom vos acontece ao longo dos vossos dias!

 

Lembrem-se sempre:

A vida é bela,

nunca a deixem fugir de vós!

Temos que ser fortes!

 

 A CAUSA 

PORQUÊ?

 

  • Porque a vida não termina com um diagnóstico.

  • Porque não podemos desistir por esse diagnóstico.

  • Porque devemos lutar contra e valorizar a dádiva da vida.

  • Porque os contratempos não nos definem.

  • Porque somos capazes de ir até onde quisermos.

  • Porque devemos seguir os nossos sonhos.

  • Porque todos podemos contribuir para MUDAR MENTALIDADES e COMPORTAMENTOS, bem como DESPERTAR CONSCIÊNCIAS, e contribuir para a FELICIDADE e BEM-ESTAR dos nossos semelhantes.

MISSÃO
  • Divulgar a doença de Parkinson.

  • Promover diagnósticos precoces.

  • Consciencializar para a doença.

  • Angariar fundos para estudos e novos tratamentos.

  • Auxiliar tratamentos a pacientes carenciados.

  • Promover experiências de vida que melhorem a auto-estima e qualidade de vida dos portadores da doença de Parkinson.

OBJECTIVOS

 

  • Viajar de auto-caravana pelo mundo.

  • Levar, nesta viagem, quem quiser apoiar a causa.

  • Criar um diário de bordo, com lançamento de livro no final da aventura, assente num testemunho real de um portador da doença.

  • Criar uma associação/fundação que permita a outros portadores da doença de Parkinson, ou outras de foro neurológico, experiências de vida únicas.

 

SPONSORS

    Contacto    

© 2020 by mandarina.pt

Nasamotor

Go to link